quinta-feira, 22 de março de 2012

O QUE É AYAHUASCA OU VINHO DAS ALMAS?

O QUE É AYAHUASCA OU VINHO DAS ALMAS?



  
A DOUTRINA DO SANTO DAIME FOI FUNDADA PELO IRMÃO RAIMUNDO IRINEU SERRA, EM 1931, SEGUINDO INTRUÇÕES QUE TERIA RECEBIDO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.


Ayahuasca é o líquido resultante da decocção de duas plantas de poder: o Jagube (Banisteriopsis caapi), que é um cipó, e a Chacrona ou Rainha da Floresta (Psycotria Viridis), que é um arbusto. Um dos componentes da Ayahuasca são o Dimetiltriptamina ou simplesmente DMT. Uma substância que contenha DMT, para ser enquadrado como droga, dentro das leis científicas atuais, precisa conter 2 % de DMT. No caso da ayahuasca, esse percentual é 0,02 %, ou seja, 100 vezes menor do que a taxa mínima necessária para que a substância seja classificada como droga. Pesquisas de cunho científico, realizadas por grandes autoridades mundiais em toxicologia, etnobotânica, psiquiatria e psicofarmacologia, como os Drs.RICK STRASSMAN e CHARLES GROBB, comprovaram que a ayahuasca não é uma droga, não entorpece, não causa qualquer padrão de dependência, abuso, overdose ou síndrome de abstinência, e que, principalmente, não foi observado o surgimento de qualquer tipo de distúrbio mental posteriormente ao uso da ayahuasca.

 A Universidade Federal de São Paulo (antiga Escola Paulista de Medicina), Universidade de Campinas, Universidade do estado do Rio de Janeiro, Universidade do Amazonas, Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA), Universidade da Califórnia, Universidade de Miami, Universidade do Novo México e Universidade de Kuopio (Finlândia), foram convidados por iniciativa de uma das igrejas sincréticas Brasileiras, a UDV, para gerenciar uma pesquisa cientifica, intitulada “Farmacologia Humana da Ayahuasca, chá usado em contexto ritual no Brasil”.

Os resultados constatam que a bebida Ayahuasca é inofensiva à saúde.

A pesquisa Consistiu em aplicar testes laboratoriais e questionários, dentro dos procedimentos científicos padrões, em usuários da Ayahuasca. Eram pessoas de faixas etárias variadas, dos meios urbanos e rurais, freqüentadores assíduos dos cultos. Os testes foram também executados em não usuários servindo de grupo de controle.

A Organização Mundial da Saúde, não encontrou entre os usuários pesquisados nenhum caso de dependência, abuso ou perda social pelo uso da Ayahuasca, aspectos presentes em usuários de drogas proscritas pela legislação.

As conclusões comparativas são surpreendentes. A primeira delas, confirmando a afirmação de que a bebida é inócua do ponto de vista toxicológico: não se constatou “nenhuma diferença significante no sistema neurosensorial, circulatório, renal, respiratório, digestivo, endócrino entre os grupos experimentadores e de controle”.

Constatou-se que os usuários da Ayahuasca, comparativamente aos não usuários (grupo de controle) mostraram-se mais “reflexivos, resistentes, leais, estóicos, calmos, frugais, ordeiros e persistentes”. E ainda: mais “confiantes, otimistas, despreocupados, desinibidos, dispostos e enérgicos”. Exibiram também “alegria, hipertimia, determinação e confiança elevada em si mesmo”. Os examinados apresentaram desempenho significativamente melhor que os do grupo de controle quanto à capacidade de lembrar as palavras na quinta tentativa. Foram melhores também em “número de palavras lembradas, recordação tardia e recordação de palavras após interferência”.

A pesquisa está publicada em importantes revistas científicas como: “Psychopharmacology”, em texto assinado por J. C. Callaway (PhD), e “The Journal of Nervous and Mental Disease”, em texto de Charles S.Grobb(PhD).

Legislação da ayahuasca no Brasil

A AYAHUASCA tem 100 vezes menos DMT do que é estipulado pela CIÊNCIA: sua composição farmacológica padrão é de 0,02% de DMT, portanto de acordo com os parâmetros científicos internacionais, a Ayahuasca não pode ser considerada droga, de tal forma que não consta da lista de substâncias proscritas da Organização das Nações Unidas – ONU.

O uso ritualizado da Ayahuasca obteve respaldo legal do COFEN – Conselho Federal de Entorpecentes, que foi extinto em 1998, tendo suas atividades absorvidas pelo então SENAD – Secretaria Nacional Anti-Drogas. Foram duas resoluções:

O COFEN decidiu liberar oficial e definitivamente a ayahuasca por haver ampla comprovação de efeitos benéficos, com base no controle exercido pelos centros que utilizavam ayahuasca com seriedade. Segundo observação da Comissão Multidisciplinar (médicos, antropólogos, psicólogos, enfim, todas as correntes do saber), a substância estimulava comportamentos construtivos, com grandes ajustes sociais e psicológicos dos participantes. Também foi constatado um forte senso de coesão social e cooperativismo entre os participantes da Comunidade do Daime.

Finalmente, no dia 26 de Janeiro de 2010, foi publicado no Diário Oficial da União – Nº. 17 - na página 58, a Resolução N.1 do CONAD, dando por aprovado o Relatório Final do GMT.


Nº 17, terça-feira, 26 de janeiro de 2010

GRUPO MULTIDISCIPLINAR DE TRABALHO

- GMT- AYAHUASCA

RELATÓRIO FINAL

I - INTRODUÇÃO

1. O CONAD é o órgão normativo do Sistema Nacional de

Políticas Públicas sobre Drogas - SISNAD - e suas decisões "deverão

ser cumpridas pelos órgãos e entidades da Administração Pública

integrantes do Sistema" (arts. 3o, I, 4o, 4o, II e 7o, do Decreto no

3.696, de 21/12/2000). Assim, no exercício de sua competência legal

aprovou parecer da CATC que, por sua vez, adotou pareceres do

colegiado que o precedeu - o CONFEN - e abordou outros aspectos

pertinentes ao tema "o uso religioso da ayahuasca" cumprindo destacar

a observação final e as conclusões do parecer que o CONAD

aprovou: "que fique registrado em ata, para fins, inclusive de utilização

pelos interessados, que não pode haver restrição, direta ou

indireta, às práticas religiosas das comunidades, baseada em proibição

do uso ritual da Ayahuasca".

CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS – CONAD,  RESOLUÇÕES Nº 05 de 04 de novembro de 2004 e N° 01 de 26 de janeiro de 2010 , informações que podem ser confirmadas pelo Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e Presidente do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, GENERAL DE EXÉRCITO JORGE ARMANDO FELIX ou o SECRETÁRIO EXECUTICO DO CONAD, GENERAL DE DIVISÃO PAULO ROBERTO YOG DE MIRANDA UCHÔA.


O CHÁ PROMOVE A ABERTURA E O ALINHAMENTO DOS CHACRAS.

NOS TRABALHOS SÉRIOS COM AYAHUASCA VOCÊ SEMPRE TENDERÁ A MANTER CONTATO DIRETO COM O SEU EU INTERIOR, COM SUA ESSÊNCIA DIVINA.

VERÁ A SI MESMO COM TODAS AS MAZELAS E QUALIDADES QUE POSSUI.

O TRABALHO É ÚNICO E INDIVIDUAL



INSTITUTO ESPIRITUAL XAMÂNICO KLAN DEL LOBO

DIRIGENTES NITA E GERALDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário